terça-feira, 23 de abril de 2013

DIA MUNDIAL DO LIVRO


23 de abril: Dia Mundial do Livro

Portal EBC



"Os livros são a nossa mais bela invenção para compartilhar ideias além das fronteiras do espaço e do tempo”, afirmou a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova (CC)




Nesta terça-feira (23) é comemorado, internacionalmente, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais. A data foi instituída há 17 anos pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura – Unesco. A escolha da data se justifica por representar o aniversário de morte de dois destaques da literatura universal: William Shakespeare e Miguel de Cervantes.

Em mensagem especial pela data, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, destacou a importância da celebração uma vez que promove a reflexão coletiva sobre as maneiras de melhor disseminar “a cultura da palavra escrita e de permitir que todos os indivíduos, homens, mulheres e crianças, tenham acesso a ela”. Este ano, a cidade de Bangkok, capital da Tailândia, foi designada a “Capital Mundial do Livro”. O título é um reconhecimento ao programa desenvolvido na região para a promoção da leitura entre os jovens e as camadas menos favorecidas da população.

Cada lugar do mundo comemora a data a sua maneira. Na Catalunha, região espanhola, por exemplo, tradicionalmente o comprador de um livro ganha uma rosa. No Brasil, existe uma outra data nacional em homenagem ao livro, é o dia 29 de outubro, referência  à  fundação da Biblioteca Nacional, que fica no Rio de Janeiro. “Essa 'bibliodiversidade' é nossa riqueza comum, que faz dos livros muito mais do que objetos físicos, porque eles são a nossa mais bela invenção para compartilhar ideias além das fronteiras do espaço e do tempo”, conclui a diretora-geral da Unesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário