terça-feira, 4 de setembro de 2012

CAZUZA - Como era a sala de aula no passado

CAZUZA
de Viriato Corrêa



         Este livro foi escrito numa época em que a educação era um instrumento de consolidação de um regime autoritário e controle social iniciado na Era Vargas. O Brasil passava por uma fase de transição do Império para a República. O reflexo deste momento histórico nas escolas não era dos melhores: A instituição era uma prisão. Os alunos eram obrigados a ouvir o que o professor falava e deveriam ficar quietos; Qualquer comportamento que não o agradasse, era motivo para castigo como, por exemplo, a palmatória – conhecida como “bolo” em algumas regiões. Diante dessa realidade, o autor Viriato Corrêa não apenas escreveu um romance mas também criticou o autoritarismo e denunciou práticas violentas que ocorrem na sala de aula, onde o professor era o senhor do poder enquanto os alunos eram escravos que apenas “cumpriam” ordens num ambiente carcerário. Este obra rompe com esse regime de servidão e colabora para a construção do Estado Novo, do cidadão novo. Sua leitura é indispensável para a formação das crianças pois traz questões que envolvem ar virtudes a moral, a valorização da família e o papel da escola como agente de formação e não de repressão. 


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