O APRENDIZADO DE PEQUENA ÁRVORE
de Forrest Carter
sinopse
Há livros que se tornam clássicos por abordagem, com lirismo e sensibilidade, temas eternamente relacionados à existência humana. O aprendizado de Pequena Árvore, de Forrest Carter, é um deles. Um verdadeiro hino de amor à vida e à natureza, representado na comovente história de um menino que, durante a Grande Depressão americana, na década de 1930, aprendeu com os avós o jeito sábio de viver dos índios cherokee.
Aos cinco anos, após perder o pai e a mãe, Pequena Árvore vai morar com os avós na região de Eastern Cherokee Hill, no Tennessee. Tem início seu aprendizado nos valores da simples conduta cherokee: dar amor sem esperar gratidão e tirar da terra apenas o que se necessita. Ao lado do avô, percorre cada centímetro das montanhas, aprendendo a sentir a natureza em toda a sua grandeza. Nas palavras da avó, compreende e aceita na naturalidade o ciclo da vida, que não se encerra com a morte.
Os relatos transmitidos de geração em geração na tradição oral dos cherokee são materializados neste livro riquíssimo, repleto de imagens fortes que inspiram os mais profundos sentimentos e saberes. Muito mais que um comovente relato da vida, O aprendizado de Pequena Árvore é um documento humano de significado universal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário